Engenharia & Construção
Cortes:
Os Cortes são representações de vistas ortográficas seccionais do tipo “corte”, obtidas quando passamos por uma construção um plano de corte e projeção VERTICAL, normalmente paralelo às paredes, e retiramos a parte frontal, mais um conjunto de informações escritas que o complementam. Assim, neles encontramos o resultado da interseção do plano vertical com o volume. Os cortes são os desenhos em que são indicadas as dimensões verticais.
O objetivo dos cortes em um projeto de edificação é ilustrar o maior número de relações entre espaços interiores e significantes, que se desenvolvem em altura, e que, por conseqüência, não são devidamente esclarecidos em planta baixa. A sua orientação é feita na direção dos extremos mais significantes deste espaço.
Normalmente se faz no mínimo dois cortes, um transversal e outro longitudinal ao objeto cortado, para melhor entendimento. Podem sofrer desvios, sempre dentro do mesmo compartimento, para possibilitar a apresentação de informações mais pertinentes. Os cortes podem ser transversais (plano de corte na menor dimensão da edificação) ou longitudinais (na maior dimensão).
A quantidade de cortes necessários em um projeto, porém, é de exclusiva determinação do projetista, em função das necessidades do projeto. São fatores que influenciam a quantidade de cortes:
irregularidades das paredes internas;
sofisticação de acabamentos internos;
formato poligonal da construção;
diferenças de níveis nos pisos;
existência de detalhamentos internos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoIa4j7LWgeJ8gvNhs6aHoueMyW8gfclZBObzv-Nr-1_5lq28FDLkfh6iYzgy4L9mq7nfjAItRW4Ascz8W2ndbn5GnFPSKBiYUAUNcBcvMS_CTqSkwBA5IsI2A6cSZEgvkOL0JVxKf6H5T/s320/sadasdasd.jpg)
Os planos normalmente são paralelos às paredes, e posicionados pela presença de: pés-direitos variáveis, esquadrias especiais, barreiras impermeáveis, equipamentos de construção, escadas, elevadores.
A posição do plano de corte e o sentido de observação depende do interesse de visualização. Recomenda-se sempre passá-lo pelas áreas molhadas (banheiro e cozinha), pelas escadas e poço dos elevadores.
Os cortes devem sempre estar indicados nas plantas para possibilitar sua visualização e interpretação – indicar a sua posição e o sentido de visualização.
A orientação dos CORTES é feita na direção dos extremos mais significantes do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuND7MePYcLHm6Gr2jkbIqCQdndUKP2MXk5-rxrUVRwEDX6LEyWRgAVYZ2lCfSiE7Dzub9wsmFxT_3ZZQ1JDtn8Vq2oSHDXYw89E6UKx5JAv3gWB4Msm5irinPKvD9d6VkrbceNywaSxWk/s320/dois+cortes.png)