segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Criação de Templates no AutoCAD

Quando iniciamos um novo desenho do AutoCAD, é solicitada a seleção de um arquivo cuja extensão é dwt, o qual se trata de arquivo template.

Grande parte dos aprendizes de AutoCAD. Sabem a grosso modo que apenas deve selecionar determinado arquivo e pronto. Mas é interessante observar que estes arquivos que trazem configurações pre-definidas, podem também ser criados pelo próprio usuário, guardando assim as configurações que julgar necessário.

Neste tutorial vamos explicar o que é? a utilidade e como criar arquivos templates que são verdadeiros protótipos que servem como base para iniciar  um novo projeto no AutoCAD.

Então vamos ao que interessa.

Afinal, o que é um template do AutoCAD??

É um arquivo protótipo que guarda suas configurações de layers, textos e até mesmo desenhos se quiser. Trata-se de um formato similar ao dwg, a diferença é que dwt serve para que inicie um projeto com base nele, sem que o arquivo original seja alterado.

Uma das vantagens de se criar arquivos templates é poder utilizar configurações padronizadas sem a necessidade de cria-las sempre que iniciar um novo desenho.

Na prática suponha que utilize um determinado estilo de texto e sempre que inicia um novo desenho você cria sempre este mesmo texto. Suponha também que cri as mesmas layers, Estilos de cotas e todas as demais configurações. Enfim, você pode economizar um bom tempo gasto nestas tarefas, criando um arquivo Template que terá as configurações desejadas.

Pode-se ter um template para cada estilo de configuração por exemplo tenha configurações para projetos de Arquitetura, um para Hidráulica outro para Topografia e assim por diante. Você pode inclusive deixar formatos (margens) pré- desenhados, legendas padrões, enfim, o que estiver dentro da sua necessidade.

O próprio AutoCAD já trás alguns templates configurados, alguns já com as margens inseridas, etc... Mas na realidade, grande parte esses templates não tem utilidade para os padrões e normas brasileiras.


Criando um novo pretótipo Dwt

  1. Inicie o AutoCAD, selecione no menu file a opção new... Dependendo da versão do AutoCAD e as configurações, pode aparecer uma janela chamada START UP, onde você deve clicar no botão chamado "USE a Template". Em versões como por exemplo dp AutoCAD 2007, pode aparecer uma janela pedindo " Select Template" Como mostra a figura ao lado
  2. Então, se pretende trabalhar com unidades em metros selecione o arquivo Acad.dwt, se trabalha em centímetros selecione o arquivo Acadiso.dwt, em seguida clique Open para iniciar um arquivo em branco, será criado um template a partir desse que foi selecionado.
  3. No arquivo em vazio, comece a criar todos os padrões que você necessita para iniciar um novo desenho, crie layers, estilos de textos, carregue estilos de linhas, você poderá inclusive inserir, um formato já em uma escala desejada, enfim, crie tudo que iria precisar para um novo desenho;
  4. Você tem que salvar o arquivo como um arquivo template para isto, vá no menu file e selecione a opção SAVE AS..., então no dialogo de salvamento, selecione na opção "Salvar como tipo" o item "Drawing template file (*.dwt)" então confirme dando um nome para o arquivo.
  5. Feito o passo anterior, surgirá outra janela chamada "Template Options", semelhante a figura abaixo. Nesta etapa, basta que no item description digite a descrição que desejar para este arquivo de template, por exemplo, " Este é um arquivo de projetos de Estruturas" em "Measurement " selecione o item que configurou nas unidades (metros, centimetros,...)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Utilização do Comando PURGE

O Comando Purge serve para eliminar do desenho blocos, estilos de linhas e texto, layers e demais objetos que não estejam sendo utilizados no desenho.

Digitar o comando PURGE e pressionar a tecla <ENTER> vai aparecer a seguinte janela:


Pressionando o botão PURGE ALL e após clicar em PURGE ALL ITENS


execute este procedimento até o botão PURGE ALL esteja desabilitado. Feito isso clique em close



Como remover a marca Produced by an Autodesk Educational Product

Engenharia & Construção

Veremos aqui a técnica para remover a marca:
Primeiro é bom estar ciente que este "problema" ocorre porque o desenho foi produzido com uma licença educacional do autoCAD, portanto, se você está usando uma licença destas o problema vai persistir. Agora, se tem a versão comercial e se depera com isto, há alternativas, adicionalmente deixo mais ao final considerações a respeito para que entenda melhor o que está por trás disto e possa  prevenir quando possível.

Para remover a marca "Educational Product", a técnica conhecida é transformar o arquivo dwg em dxf (se não sabe como veja abaixo), então depois você abre novo arquivo dwg e importa o dxf gerado.

Transformar o arquivo DWG para DXF é fácil. Salve seu arquivo para que alterações não sejam perdidas, então vá ao menu suspenso no AutoCAD e selecione "SAVE AS" ou digite C: SAVEAS (enter)

domingo, 16 de junho de 2013

Converta seus arquivos DWG e DXF para imagens os formatos mais utilizados

Engenharia & Construção



O AutoCAD DWG to Image Converter é um programa que converterá suas imagens em formato DWG e DXF para os formatos mais populares utilizados na web, TIF (TIFF), JPG (JPEG), BMP, GIF e PNG, sem a necessidade de ter instalado em seu PC o programa AutoCAD.

O programa cria imagens de alta qualidade a partir dos desenhos feitos no AutoCAD, você só precisa importar as imagens nos formatos DWG e DWF, clicando em “Add Files”, escolher o formato de saída em “Output Format” e então clicar no botão “Convert Now”. Você também deve selecionar, no campo “Output Folder” a pasta na qual será criado o novo arquivo convertido. 

No AutoCAD DWG to Image Converter, você também escolhe o tamanho da imagem que será criada, diminuindo ainda mais o seu trabalho, que não demandará um novo redimensionamento em outro programa de edição de imagens. 

É também opcional a escala de cores em que será convertida a imagem, que pode ser colorida, em escala de cinza ou em preto e branco. Este programa suporta as imagens das versões R12, R13, R14, 2000, 2004, 2007 e 2008 do programa AutoCAD, o que o torna bastante abrangente.


sábado, 8 de junho de 2013

PROJETO ALUNOS MICROPOLO SÁBADO VESPERTINO

SEGUE IMAGENS DE PROJETOS DOS ALUNOS DA MICROPOLO AUTOCAD 2013



Orçar e planejar

     Quando se inicia uma obra, o ideal é saber exatamente quanto tempo os trabalhos vão durar e, consequentemente, quando vão acabar. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante planejar com detalhes os serviços que serão executados em todas as fases de execução do projeto.
     O resultado desse planejamento é o cronograma da obra. Esse registro expressa visualmente a programação das atividades que serão realizadas durante a construção. Ele pode ser mais ou menos detalhado, contemplando a duração de serviços específicos (por exemplo, a instalação das esquadrias de um edifício) ou apenas as fases mais gerais da obra (fundações, estrutura, alvenaria, etc.). Quando ele mostra, também, os valores que serão gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades, ele recebe o nome de cronograma físico-financeiro.
      Essa programação organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho.
Portanto, a elaboração de um cronograma físico-financeiro realista exige a participação de várias pessoas diretamente envolvidas com a obra - proprietário ou incorporador, engenheiro, mestre de obras, orçamentistas e compradores, entre outros gestores. Uma vez que o cronograma está pronto, as possibilidades de alterações são mínimas.

Para que serve o cronograma


Fábio Fersa/Shutterstock
Organizar o caixa
No cronograma físico-financeiro, as despesas com a execução dos serviços são detalhadas semanal ou mensalmente, dependendo do tipo de construção. Isso permite que os administradores do caixa da obra saibam exatamente quanto vão gastar e quando isso vai acontecer, evitando despesas e empréstimos imprevistos. Da mesma forma, eles podem planejar o investimento do dinheiro que ainda não foi gasto, que rende juros e reduz as despesas do construtor.




Organizar o tempoKorn/ShutterstockO cronograma mostra, em uma linha do tempo, o começo e o fim de cada uma das fases ou atividades da obra. A qualquer momento, portanto, é possível verificar com rapidez o andamento das diversas frentes de serviço. Assim é possível definir prioridades e concentrar o foco nas equipes que eventualmente estejam mais atrasadas em relação às demais. O cronograma também ajuda a planejar as compras de produtos e materiais de construção, reduzindo estoques desnecessários no canteiro.






Nata-Lia/Shutterstock
Obter financiamento
Bancos não gostam de perder dinheiro. Por isso, quando fazem empréstimos para obras, exigem que o construtor apresente o cronograma físico-financeiro junto com os projetos, a planilha orçamentária e o memorial descritivo da obra. Juntos, esses documentos servem como garantia de que o dinheiro emprestado será efetivamente usado na construção ou reforma de um imóvel.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bibliotecas de itens para mobiliários

Engenharia & Construção


Bibliotecas de itens para mobiliários


 » Poltrona de escritório
Bloco com representação em planta, vista lateral e frontal.

» Cadeiras

Biblioteca composta de 9 blocos de cadeira.

» Cadeiras

Três blocos de cadeira.

» Poltronas

Biblioteca contendo sete blocos dwg.

» Cama

Quatro simbolos de camas, solteiro e casal.

» Armários

Blocos de cabideiros e gaveteiro...

» Decoração

Blocos com efeito decorativo, sendo simbolos de vazos de plantas e esculturas.

» Salas

Blocos para decoração da sala. Com quadros, puff, TV, lustres, telefone...

» Sofás

Biblioteca com treze blocos de sofás, 1 lugar, 2 lugares, em vista...


» Tapetes

Quatro blocos, tapete retangular e circular.

» Mobiliário

Biblioteca básica com mobiliário. Cama, mesa, pias, armários etc...



Projeto de Prefeitura (Projeto Legal)

Engenharia & Construção



Memorial Descritivo

Modelos de alguns tipos de memorial descritivo para residência, hipermercado, centro comercial, creche e escola.

Projeto de Esgoto Sanitário Residencial

Projeto Hidráulico Residencial

Fundação e Estrutura




domingo, 21 de abril de 2013

Vigas Detalhamento

Engenharia & Construção
De Estribos:

Estrutura de Telhados

Engenharia & Construção



Telhado

Engenharia & Construção

Entende-se como TELHADO qualquer cobertura que sirva de proteção. Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado. Há também expressões populares do tipo "faço o que me dá na telha" que significa, "faço aquilo que me vem na cabeça". O telhado pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os índios e comunidades do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé. Nas casas é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira. Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.
Um bom telhado deve oferecer proteção:
o   Proteção contra as chuvas;
o   Proteção contra os ventos;
o   Proteção contra os raios solares;
o   Proteção contra gatunos (ladrões);
o   Proteção térmica (calor);
o   Proteção acústica (barulho).

AS PARTES DE UM TELHADO

Cada tipo de telhado é composto por partes próprias. Assim, um telhado industrial é composto por telhas e estrutura metálica. Esta por sua vez compõe-se de tesoura, terças, banzos, treliças e outras peças. No caso deste site, desenvolvemos todas as idéias em cima de um telhado convencional de telhas de barros apoiadas sobre uma estrutura de madeira, de modo que veremos apenas os componentes deste tipo de telhado.




TIPOS DE ESTRUTURAS

Dependendo do que se pretende cobrir, as estruturas podem assumir formas diferentes. O telhado mais simples é aquele que tem apenas 1 água: